Fazia uns três anos que não voltava ao restaurante. A minha primeira vez ali havia sido a última, talvez porque não me deixasse saudades, talvez porque apenas fui comer ou fui conhecer…ou talvez meu paladar pedisse menos do forte agridoce. Mês passado, pela segunda vez, voltei ao Marakuthai. Quem dera se dessa segunda vez fosse na beira da praia de Ilhabela… Só tive a chance de passar em frente. Até cheguei a parar o carro e pisar naquele chão… mas não deu. Rs… Foi depois de um almoço farto que, eventualmente, havia achado o cantinho de lá. 

Falando então, daqui de São Paulo, o restaurante contemporâneo de inspiração tailandesa mostra charme em seu ambiente, que está nas luzes, nos móveis que acolhem, nos cantinhos decorados e nas muitas cores espalhadas pela casa.

Pedimos uma entrada para duas pessoas: Wok de frutos do mar: com camarão rosa, mexilhões e lula, puxados no wok com cebola roxa, alho, capim santo, pimenta, mel e limão. E a mistura exótica assim se notava: ácido, doce, salgado e picante…tudo isso… e mais o gostinho do mar. Mas ainda acho que o tempero agridoce deles é bemmm agridoce…

Tirinhas de avestruz ao molho de shiitake com farofa de castanhas e arroz jasmim. Oh, depois de ter comido avestruzes por aí (não foram tantas vezes), achei que dessa vez a carne veio macia o bastante, e gostosa. Gostei é do molho de shiitake.

Cubinhos de peixe em molho de curry verde com folha de limão e capim santo, com arroz jasmim e manga grelhada. O peixe estava super macio e combinava bem com o molho suave do curry. Detalhe: eu gosto do sutil aroma do arroz de jasmim. E daí é gostei de tudo assim junto. 

Só não me convenceu muito a sobremesa Santa Teresa, um creme de iogurte, com redução de framboesa e tangerina, blueberry e tuille de macadâmia. O sabor era denso o bastante para um iogurte; mais me lembrava um mascarpone… o gosto pesado permanecia um tempinho na boca.

E foi assim que terminou mais um jantar sem pressas.. 😉
 
Esther
 
RESTAURANTE MARAKUTHAI
 
 
 
Endereço: Alameda Itu, 1618 – Jardins, São Paulo – SP
Tel: 11 3062-7556 / 3061-1015
